Controle Integrado de Pragas: 

Conjunto de ações humanas e físicas de prevenção e correção, o qual visa impedir a atração, abrigo, acesso ou proliferação de vetores e pragas urbanas. As ações inclui métodos, estudos e cronogramas de controle no qual surge o desenvolvimento de critérios a serem adotados, visando resultados positivos nos aspectos sanitário, ambiental e econômico.

Como exemplo de medidas preventivas, temos as boas práticas instruídas pelo fabricante dos insumos utilizados e treinamentos para aperfeiçoamentos do serviço. Já na parte de medidas corretivas, estão as barreiras físicas, armadilhas e por fim o controle químico.

Elementos como a organização, higiene, limpeza, barreiras físicas e asseio, devem ser mantidos para um controle efetivo, impedindo assim o acesso, instalação e proliferação de pragas.


Outras medidas essenciais:

- Eliminar aberturas;

- Manter as portas fechadas e vedar frestas;

- Instalar telas em janelas e outras aberturas;

- Colocar barreiras em locais de acesso como: tubulações, ralos, condutores de fios, etc;

- Eliminar espaços nas paredes, pisos e forros (pois facilitam a formação de ninhos);

- Evitar o acúmulo de equipamentos e materiais fora de uso;

- Destinar o lixo adequadamente e com frequência constante em sua coleta;

- Remover os entulhos;

- Utilizar ralos sifonados;

- Evitar o acúmulo de água;

- Consertar vazamentos em dutos de água e torneiras;

- Manter gramas e árvores bem aparadas;

- Substituir estrados e azulejos com rachaduras;

- Vedar buracos, fendas, aberturas e rachaduras;

- Manter os produtos armazenados com uma distância mínima do chão e das paredes.


Mas, quando as medidas de prevenção adotadas não são suficientes e surgem evidencias das pragas urbanas, faz-se necessário o uso de controle químico, na forma de produtos desinfestantes. 



O que vai determinar o método será o tipo de inseto e características da área ou objeto a ser tratado, podendo inclusive haver intervenção em áreas e objetos próximos para evitar proliferação ou migração destes insetos para novos locais desprotegidos.

Assim, a contratação de uma empresa especializada e habilitada para realizar este tipo de serviço é uma decisão prudente. 

A Naturalis oferece aos clientes todas estas metodologias, possuindo grande experiência no manejo correto e eficiente de pombos e morcegos, seja em indústrias, residências ou unidades de armazenagem, realizando os procedimentos dentro dos padrões legais estabelecidos por IBAMA, ANVISA, Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores. O mesmo se aplica para outras pragas urbanas mais incomuns, onde são necessários estudos de combate personalizados para cada ocasião.

Este tipo de controle, só deve ser executado por uma empresa especializada em controle de vetores e pragas urbanas.


Desinsetização:

Existem milhões de espécies de insetos na natureza (grupo de animais mais diversificado no planeta), sendo que muitas destas espécies são consideradas pragas urbanas, transmitindo doenças, danificando construções e comprometendo a produção agrícola e industrial, além da imagem de grandes marcas dos setores alimentícios e de saúde, causando sérios prejuízos econômicos e à saúde pública.

Oferecemos tanto o combate intensivo através de produtos químicos de diferentes tecnologias e ações, até o monitoramento e controle com géis e estações físicas que permitem aplicações em ambientes sensíveis e sem que haja qualquer sujeira ou resquícios. Desta forma, dependendo da metodologia de combate adotada, sequer é preciso que as pessoas saiam do ambiente durante a execução do serviço.

Descupinização:

Toda madeira está sujeita ao ataque de insetos xilófagos (insetos que se alimentam de madeira), destacando-se a ação dos cupins. Estes podem rapidamente causar danos irreparáveis a móveis, peças em madeira, paredes, e até a estruturas inteiras como casas ou telhados. Para evitar este prejuízo de patrimônio, a Naturalis  utiliza técnicas e equipamentos que vão desde pincelamento, a microinjeção, pulverização/atomização e fumaça para eliminação de cupins nas mais diversas estruturas.

Desratização; 

O rato é um mamífero pertencente à ordem dos roedores. Atualmente, este animal é uma das principais pragas urbanas presentes nas grandes cidades, sendo vetor de uma série de doenças graves como hantavírus e leptospirose. 

Para o controle de ratos, a Naturalis  tem um programa completo que se vale de pontos de iscagem monitorados.

O combate a roedores pode ser realizado tanto de forma combativa (eliminando infestações), como também preventiva, diferindo portanto as técnicas e os produtos que serão utilizados pela nossa equipe técnica.

Higienização de caixas d'água:

Para realizar a limpeza e desinfecção bacteriológica de reservatórios de água, seja em empresas ou mesmo na sua residência ou condomínio, procure contar com uma empresa especializada e qualificada para evitar acidentes e contaminação da água. Alguns riscos na realização deste serviço são trabalho em altura, alta umidade, utilização de produtos químicos na limpeza interna que em várias ocasiões são considerados espaço confinados (locais de pouca ventilação, que podem conter e reter gases tóxicos). 

A Naturalis tem um corpo técnico certificado em técnicas de higiene e segurança que garantem a qualidade da sua água e a sua saúde, de sua família ou de seus funcionários.

Complementando o serviço de limpeza e desinfecção, a Naturalis também oferece serviços de análise microbiológica e físico-química da água de seus clientes, atendendo a todas as exigências legais e permitindo um controle efetivo das condições sanitárias deste bem essencial.

Manejo de pombos, morcegos, e demais pragas urbanas:

Algumas pragas como morcegos e pombos possuem um importante papel na natureza, por isso são protegidos por lei, sendo proibido o seu extermínio em condições normais. Entretanto, diversos métodos de repelência, vedação e remoção podem ser adotados para livrar o ambiente de espécies de animais como estas.